quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Hiperqueratose Nasal Idiopática (Crusty Nose) e Digital.

A Hiperqueratose pode ser nasal (também chamada de crusty nose) ou digita/podal ( nas almofadas das patas).

É uma alteração na queratinazação primária, ou seja, um defeito no acúmulo de queratina no local sem uma causa clara, ocorrendo um aumento da produção de queratina na região dos coxins nas patas ou na região do focinho.


Pode ser hereditária em certas raças (Setter irlandês, dogue de Bordeaux). Mas, geralmente, desconhece-se o mecanismo de formação da maioria das alterações na queratinização, sabe-se que muitas vezes ela pode, também, se apresenta como um sintoma (secundária) de outras doenças que deverão ser descartadas.

O diagnóstico diferencial inclui:

     • Deficiência de zinco;
     • Deficiência de proteínas;
     • Doenças auto-imunes;
     • Leishmaniose;
     • Eritema necrolítico migratório;
     • Erupção medicamentosa ou papilomavírus;
     • Lúpus eritematoso discóide;
     • Pênfigo foliáceo;
     • Cinomose;
     • Hipotireodismo;
     • Alergia alimentares.

Seu veterinário pode sugerir uma biópsia e exames de sangue para descartar essas doenças, caso se confirme a presença de alguma delas isso irá requerer um tratamento específico.

Uma vez que outras doenças foram excluidas, a hiperqueratose é chamada de idiopática e não tem uma causa específica conhecida.

Sintomas:


O nariz ou almofadas da pata ficam duros, secos e tem uma aprência escamosa.


Em alguns casos as lesões podem ser dolorosas, especialmente se rachaduras, fissuras, erosões, ressecamento e ulceração são notadas.

Tratamento:
Os sintomas podem aumentar e diminuir, mas uma vez que a causa da hiperqueratose idiopática é obscura, é uma condição para toda a vida e irá requer tratamento constante.

O tratamento varia com a gravidade da doença. O tratamento será necessário se houver presença de lesões nasais ou podais com sinais de infecção ou inflamação. Neste caso será necessário o tratamento com medicações especificas para a situação de uso sistêmico e local.

Caso não existam outras complicações, o problema é meramente estético e não realmente de súde. Se estiver causando desconforto, podem-se tratar o nariz e as almofadas das patas sintomaticamente com imersão com água morna e aplicação de agentes emolientes como a vaselina, pomadas, géis e cremes hidratantes específicos, ajudando a melhorar a aparência e hidratação do local.


Caso a hiperqueratose seja podal e esteja atrapalhando o animal ao caminhar levando-o a mancar, recomenda-se a excisão cirúrgica dos excessos de queratina.

Outras dicas que podem ser úteis incluem o uso de protetor solar durante o passeio e evitar que o animal utilize o focinho na terra e assim machucando.


Prevenção:

Caso você note que o nariz do seu bulldog tem ficado seco ou as almofadas dos pés (sem outros sinais clínicos presentes) você pode aplixar vaselina 2x ao dia, ou alguma pomada específica para hidratar, algumas pessoas também aplicam dersani (na presença de lesões), uso de pomadas para assaduras e aplicação de gotas de vitamina A também podem funcionar.




Porém, sempre consulte seu veterinário antes de passar algo, ele poderá lhe indicar outros produtos específicos para aplicar, além de descartar possíveis doenças associadas.

2 comentários:

  1. Olá! Achei muito bacana a explicação, meu Bulldog Ingles está com o Nariz assim. Vc já usou algum desses dois produtos que vc colocou fotos?! Comprou onde!?

    ResponderExcluir
  2. Plágio da postagem do blog: www.labellealana.com. Copiou LITERALMENTE a postagem do blog!!!!
    http://www.labellealana.com/p/termos-de-uso-do-blog.html
    As postagens do blog são autenticadas e não podem ser usadas em sua TOTALIDADE!

    ResponderExcluir